Se a íris mostra determinadas desarmonias no corpo, a argiloterapia ajuda a sanar algumas dessas desarmonias.
ARGILA MEDICINAL - GRANDE REMÉDIO OFERECIDO PELA NATUREZA
A argila tem um poder de curar, muito grande. Os índios utilizam muito a argila como medicamento. Quando são picados por uma cobra venenosa ou ferroados por uma abelha ou vespa, põem argila úmida sobre o ferimento e o veneno sai, não incha e a dor é eliminada em poucos instantes.
A argila medicinal refresca, desinflama, descongestiona, purifica, cicatriza, absorve e acalma, é um laboratório de vida e jamais nos prejudicará.
Ela serve para:
Inflamações do útero - cataplasma sobre o ventre se elimina a causa desse mal.
Úlceras e Gastrite - cataplasma sobre o ventre todos os dias durante algumas horas.
Eczemas - é preciso limpar o sangue. Aplicar uma camada de 2 cm de argila em cima, depois lavar com suco de limão ou chá de confrei. Polvilhar com pó bem fino de argila pura.
Erisipela - cataplasma fria de argila resolve.
Febres internas e externas - deve-se aplicar continuamente argila fria até a febre desaparecer.
Infecções - usar cataplasma de argila com carvão moído ou então malva branca ou babosa.
Doenças dos Nervos - a argila é o melhor calmante que existe para os nervos. Portanto caminhar descalço na terra ou grama molhada de manhã cedo é remédio especial.
Picadas Venenosas - a argila absorve os venenos das picadas de insetos. É preciso colocar já a argila úmida no local da picada e trocar frequentemente como faz o índio. Não se deve demorar, para que o veneno não se espalhe no sangue.
Cólicas dos Rins, Fígado e Vesícula - o cataplasma de argila ajuda porque a terra é o maior calmante de dores que se conhece.
Cortes e Feridas - argila evita infecções e absorve as impurezas dos cortes. Geralmente não fica cicatriz. Se for nos pés ou mãos, basta coloca-los dentro da argila numa bacia.
Acnes e Espinhas - passar um pouco de argila no rosto, deixar secar, depois esfregar com um limão cortado ao meio ou passar suco de limão. Também é bom tomar bastante suco de limão e um pouco de argila.
Verrugas - se curam aplicando frequentemente argila fria, cerca de 2 cm de grossura, e perseverar no tratamento que poderá demorar.
Enxaquecas - colocar argila fresca na nuca durante 2 horas mais ou menos.
Assaduras nas crianças - cura-se passando pó de argila.
Faringite e amigdalite - usar cataplasma grossa de argila no pescoço mais ou menos durante 2 horas. Depois fazer gargarejos com suco de limão puro.
Como usar a Argila Medicinal:
Como Cataplasma
A Argila Medicinal deverá ser de boa procedência, pura, não importa a cor, sendo que a argila verde a mais fácil de manusear.
A Argila deve ser guardada em embalagens que não enferrugem ou oxide como é o caso do ferro, cobre e alumínio.
Ao usar, misturar água mineral e deixar em repouso um tempo até que a argila se desmanche por si.
Misturar bem até formar um barro liguento, não usar metal para isso.
Colocar em cima de um banco ou mesa panos dobrados e em cima destes uma fina camada de argila preparada, de 1/2 a 2 cm de espessura, não mais porque o barro precisa esquentar com o calor do corpo.
Aplicar diretamente em cima da parte do corpo afetada, ou então se estiver em carne viva, colocar antes sobre a ferida uma folha de couve e em seguida a argila por cima.
Amarrar um pano ao redor ou prender com fita adesiva.
Deixar pelo menos durante 1 hora este cataplasma de argila, mas se estivermos tratando de feridas internas, como por exemplo uma úlcera duodenal então é bom deixar durante mais tempo, 2, 3 ou 4 horas para fazer um melhor efeito, ou uma noite inteira. De manhã tomar um banho ou passar pano úmido para tirar. Se a argila estiver seca é porque tem febre interna ainda.
Importante
Só se coloca argila fria se a parte do corpo a ser tratada estiver quente, porque a argila tem que amornar com o calor do corpo. Se a parte do corpo estiver fria deve-se colocar argila morna aquecida ao sol ou em banho maria.
Se durante a aplicação a pessoa estiver com frio e não conseguir esquentar a argila, retirar o cataplasma.
Não usar mais de uma vez a mesma argila porque ela puxa impurezas do corpo e lavar bem o panos antes de usá-los novamente.
Perseverar, isto é, quando se começa o tratamento com argila não se deve interromper, mas sim continuar a fazer cada dia até estar completamente curado.
Não estranhe as reações que a argila pode provocar, por exemplo, feridas que surgem inesperadamente, comichões, úlceras que parecem aumentar e muda a cor da carne da ferida e a carne podre cai dando lugar à carne nova. Isto tudo é um sinal positivo de que a argila está mexendo com o organismo e conseguindo eliminar as matérias estranhas. Devemos dosar as aplicações de acordo com a resistência do organismo doente, isto é, se provocar dor muito aguda, faça menos aplicações ou aplicações menos demoradas.
Não convém usar plástico ao redor da argila, porque impede a ventilação e esquenta muito a argila.
A água com a qual se mistura a argila deve ser pura, natural e pode ser substituída em certos casos por chás de plantas medicinais como confrei, alfafa, camomila etc...
O cataplasma de argila sobre o ventre deve atingir desde o peito até a virilha, é errado aplicar só do umbigo para baixo.
Sempre que fizer o cataplasma de argila cuide para que os pés estejam bem quentes.
O uso da argila medicinal não exclui tratamento médico adequado, é um complemento a mais para a manutenção da saúde.
Janice Stamm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui suas perguntas e comentários, responderei assim que possível! Gratidão!