Você é uma pessoa ansiosa, tem dificuldade de concentração, atenção e falta de memória, a irritação é constante, sente cansaço físico e mental, se esquece das coisas facilmente e o seu desenvolvimento intelectual tem sido comprometido?
Sente como se 24 horas não fossem o bastante para realizar todas as suas tarefas?
Além disso, sofre por antecipação, tem má qualidade do sono, sente dificuldade de relaxar e desacelerar seus pensamentos?
Cuidado, você pode estar sofrendo da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).
E todas essas questões tendem vir à tona com sintomas físicos, como dores de cabeça e musculares, queda de cabelo e dores de estômago.
A Síndrome do Pensamento Acelerado foi descoberta por Augusto Cury e é um conceito relativamente novo. Muitas vezes a SPA é confundida com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), por apresentarem sintomas similares que resulta em um diagnóstico equivocado.
A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é produzida por uma hiper construção de pensamentos, numa velocidade tão alta que estressa e desgasta o cérebro.
Essa Síndrome vem do resultado do excesso de atividades e de estímulos sociais que somos diariamente submetidos, impedindo assim o desenvolvimento das funções da inteligência, como refletir antes de reagir, expor e não impor ideias, exercer a resiliência, colocar-se no lugar do outro.
Esse é um mal que hoje provavelmente atinge mais de 80% dos indivíduos de todas as idades, de alunos a professores, de intelectuais a iletrados.
As pessoas que têm um trabalho intelectual mais intenso, como médicos, psicólogos, jornalistas, executivos, professores, são as mais atingidas pela Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).
Ser gestor da psique é saber filtrar estímulos estressantes, fazer a higiene psíquica, reciclar pensamentos, reeditar o filme do inconsciente e construir janelas paralelas para superar conflitos.
E como a SPA pode ser visualizada na íris?
A íris da pessoa com SPA apresenta-se com uma série de anéis conhecido à muito tempo pelos iridologistas como anéis nervosos ou sulcos de Schwalbe. Pessoas que possuem esses sulcos ou anéis, acima de três anéis, sofrem de ansiedade mental, ou seja, mesmo que a pessoa esteja só, em silêncio, estará numa constante conversa mental repetitiva, numa verdadeira tagarelice mental. Isso estressa tanto a mente quanto o físico. Esses anéis também são chamados de Anéis de Pressão Neurovascular, pois pessoas que possuem este sinal na íris, na maioria das vezes queixam-se de pés e mãos frios, dores osteomusculares, varizes, enxaquecas, indicando uma falta de irrigação sanguínea, devido a tensão nervosa. A pessoa que tem estes anéis e é do tipo extrovertido nem sente tanto estes efeitos em seu corpo, mas se for alguém que além de ansioso mentalmente for uma pessoa com constrição nervosa, isso produz uma rigidez física e uma acidose orgânica, com consequências em vários órgãos e sistemas.
Para lidar com a SPA o ponto principal é investir no treino para desacelerar os pensamentos, além de promover a adaptação dos hábitos do indivíduo.
Recomenda-se praticar atividades físicas frequentemente, diminuir o ritmo da realização de tarefas, incluir períodos de pausa durante o dia e momentos prazerosos na rotina — que não estejam ligados à tecnologia.
Aconselha-se uma terapia para controlar a ansiedade, priorizando também a qualidade de vida.
Pode até parecer difícil no início, mas todos nós somos capazes de adotar comportamentos que nos levem a ter uma vida melhor, evitando exigir demais de si mesmo e das outras pessoas.
Janice Stamm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui suas perguntas e comentários, responderei assim que possível! Gratidão!